quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

GCM captura serpente dentro de escola em Holambra

Uma serpente foi localizada dentro da Escola Novo Florescer, no Bairro Fundão, em Holambra, durante a tarde desta segunda-feira (19). Funcionários da unidade escolar acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM) do município que fez a captura do animal. O comando da GCM informou que a base da corporação recebeu um chamado da direção da escola, que relatava sobre uma serpente alojada no pátio. Os agentes então logo se deslocaram à escola.
Ao averiguarem o local, os guardas municipais localizaram uma serpente da espécie Caninana, escondida em uma estrutura de madeira do telhado do pátio externo da escola. O animal, mesclado de cores preta e amarela, apresentava aproximadamente 1,5 metro de cumprimento, sendo já adulto. A espécie de serpente encontrada não contém peçonha (veneno), ao contrário das cobras, que são venenosas.

O comandante da Guarda Municipal de Holambra, Antônio Giron, de 50 anos, foi quem realizou a captura da serpente. Ele considera o aparecimento de serpentes, cobras e répteis na região do Bairro Fundão comum, em vista que o local está situado próximo a região rural do município. “É inevitável o surgimento desses animais, pois a área verde é o habitat deles, nós é quem construímos e invadimos a “casa” deles. É preciso tomar cuidado e instruir as crianças, principalmente”, afirma.
Após a captura da serpente, o animal foi solto em uma área verde pela Guarda Municipal. O comandante acrescentou que já houveram outras localizações de cobras na Escola Novo Florescer, em Holambra, mas como desta vez, ninguém ficou ferido. Na ocasião desta segunda-feira (19), não havia alunos na unidade, pois eles estão em período de férias. Estavam presentes na escola apenas funcionários, professores e a diretora responsável.
O comando da corporação informou também que, em caso de serpentes e cobras serem localizadas em escolas, residências ou em qualquer outro local próximo a região urbana, é preciso entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (19) 3802-1323 ou com a Guarda Civil Municipal, através do número (19) 3802-1722 / 153.
Também é recomendado pela Guarda Municipal que o local onde a cobra esteja seja imediatamente isolado e, mantida uma distância segura do réptil. A população não deve tentar prender a serpente ou agredi-la, pois é importante manter a integridade do animal para a preservação da espécie.
A serpente Caninana (Spilotes pullatus) é também conhecida como Araboia e Jacaninã, dependendo da região do país. Este animal tem presas longas, mas não possui peçonha (veneno), embora tenha como principal arma a agilidade.
No momento do ataque a Caninana costuma inflar o pescoço e erguer


a cabeça, demonstrando agressividade para espantar os predadores. Ela se alimenta basicamente de animais menores como sapos, ratos e lagartos, também aves, ovos de outras serpentes, cobras e de pássaros. A Caninana pode percorrer um metro de distância em milésimos de segundos.
Este réptil tem hábitos solitários e evita que outros animais permaneçam próximos a ele, até mesmo os ovos dos próprios filhotes chocam sozinhos. Seu cumprimento pode chegar a três metros, uma das menores serpentes da espécie. A reprodução da Caninana ocorre com até 15 ovos por vez, sempre em períodos de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário