sexta-feira, 15 de agosto de 2014

GCM de Tatuí quer aumentar atuação após lei que dá maior poder à Guarda.


Além disso, regulamentação permite que guardas atuem no trânsito.


A Guarda Civil Municipal de Tatuí (SP) pretende aumentar a atuação de combate ao crime na cidade, depois que uma lei federal foi sancionada na última segunda-feira (11) dando poder de polícia à guarda.

O estatuto determina que os oficiais protejam tanto o patrimônio público como a vida e garante o porte de arma. A lei ainda insere os guardas municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública e permite que atuem na fiscalização do trânsito.
Esse trabalho já é realizado no município, onde o efetivo da GCM é composto por 139 oficiais armados, 18 carros, 11 motocicletas e seis cães. De acordo com o diretor de Segurança, Onofre Machado Júnior, a lei vem contribuir para melhorar o desempenho do efetivo. “Com a nova regulamentação vai ser ainda mais efetivo o entrosamento com o trabalho das Polícias Militar e Civil. Otimizando a prevenção da criminalidade, que é um dos segmentos mais importantes para a guarda”, conta.

Um levantamento aponta que no primeiro semestre deste ano o número de autuações e prisões em Tatuí aumentou se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2013 foram 22 maiores presos e 18 menores de idade detidos. Já em 2014 foram 202 pessoas presas e 28 adolescentes detidos.
O tráfico de drogas lidera as ocorrências: em 2014 foram apreendidas 114 pessoas, em 2013, 65. Aumento de 75%. No primeiro semestre de 2013 foram apreendidos quase 4,2 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, enquanto em 2014 o número subiu para 16,7 quilos de entorpecentes.
Em segundo lugar no número de prisões aparece o furto. Neste ano foram 28 casos. No ano passado, 11. Crescimento de 154%.
E na sequência, aparece o crime de porte ilegal de armas. em 2014, 11 armas foram apreendidas. Já em 2013, uma. Aumento de 1100%.
Itapetininga

Em Itapetininga a função da GM é a preservação dos prédios e espaços públicos. O efetivo, que conta com 19 guardas, agora está em processo de adaptação e treinamento para usar armas. Segundo o secretário de Governo do município, Jean Carlos Nunes, a lei sancionada pelo Governo Federal trará benefícios. “Neste momento a prefeitura de Itapetininga já adquiriu as armas não leitais e proporcionou aos guardas o treinamento do uso dessas armas. No entanto, em relação às armas de fogo pretendemos levar a discussão à população”, afirma.
 













Nenhum comentário:

Postar um comentário