sábado, 6 de setembro de 2014

GCM e Policia Civil de Guarulhos e Mauá em operação conjunta.

08Sob supervisão da Polícia Civil a área de abrangência do 2º Distrito Policial em Mauá, vem realizando a operação “Civitas”, nome atribuído às antigas cidade-Estado romanas. A operação envolve policias do 2º Distrito comandado pelo delegado Marcos Duarte e policias da GCG (Guarda Civil Metropolitana) e busca reduzir os crimes contra o patrimônio. “Depois que entrou em vigor a Lei 13.022 sancionada na semana pela presidenta Dilma Roussef, concedendo poder de polícia às GCMs, foi possível esta união de forças no combate à criminalidade”, destacou o delegado enfatizando a relevância em poder agir em parceria com a guarda municipal. Durante a última operação, na quinta-feira passada, um adolescente infrator foi apreendido comercializando drogas ilícitas, dois foragido da Justiça foram recapturados, cinco veículos em situação irregular foram tirados de circulação e um veículo, produto de roubo, foi localizado.
De acordo com as informações do delegado Marcos, a “Civitas” está nas ruas também nesta semana, instalando-se por vários pontos em sistema de rodízio, buscando guarnecer o máximo de território possível. “Objetivamos, em curto espaço de tempo, oferecer maior segurança a moradores e comerciantes de nossa área de atuação”, completou o delegado.
Segurança Pública foi tema na Assembleia do Consórcio Intermunicipal
Segunda-feira passada, 1 de setembro, a 54ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC formado pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tratou entre outros da Segurança Pública, mas especificamente de estratégias capazes de combater o furto e roubo de veículos. Além dos prefeitos do Consórcio, esteve presente à reunião a coronel Cláudia Barbosa Rigon Pereira, comandante do Policiamento Regional do Grande ABC.
Na manhã desta segunda-feira (1), o prefeito Donisete Braga participou da 54ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O principal tema tratado no encontro foi Segurança Pública, mais especificamente a adoção de estratégias capazes de combater o furto e roubo de veículos.
Furto e roubo de veículos representam os grandes inimigos a serem batidos na região do consórcio que tem cerca de 2,7 milhões de habitantes, reconhecida nacionalmente pela produção veicular. Tanto que os preços de seguros de automóveis no Grande ABC alcançam níveis recordistas em panorama nacional. Por isso, um dos principais assuntos em pauta foi o combate ao sumiço veicular com suporte da tecnologia: utilização de softwares inteligentes que, acoplados a câmaras de videomonitoramento, são capazes de apontar veículos roubados, furtados e clonados com base na leitura informatizada das placas dos automóveis.
Embora a importância da tecnologia seja ponto pacífico, ainda existem discordâncias quanto à forma de implantação e operacionalização do sistema. Integrantes do Consórcio e da PM devem chegar a um consenso levando em conta vetores de custos, abrangência e eficácia na adoção da melhor alternativa.
“O enfrentamento desses crimes passa necessariamente pelo reforço da vigilância nas áreas de fronteiras entre os municípios” – observou Cláudia Rigon, que assumiu o comando da PM da região em maio último.
Operação em conjunta com a Polícia Civil foi a primeira após a regulamentação do poder de polícia para as GCMs(Foto:Cris Marques/SP AGORA)
Operação em conjunta com a Polícia Civil foi a primeira após a regulamentação do poder de polícia para as GCMs(Foto:Cris Marques/SP AGORA)
Na tarde desta sexta-feira(5) a Secretaria de Segurança Pública de Guarulhos e a Polícia Civil realizaram uma mega operação na região leste da cidade.
Cerca de 133 policiais, sendo 80 homens da Guarda Civil Municipal, e 53 da Policia Civil 4° DP, realizaram oito bloqueios nos bairros Pimentas, Jurema, Marcos Freire, Vila Any e na divisa com Itaquaquecetuba, dentre outros Pela GCM participaram Grupamentos especializados ( Gote, Canil, Ambiental e Gtran) e IR Leste.
Mais de 80 viaturas foram mobilizadas. A atividade conjunta com a Polícia Civil foi a primeira após a regulamentação do poder de polícia para as GCMs, por força da lei 13.022/14. “Temos a incumbência de proteger tanto o patrimônio como a vida, aliás para nós da Segurança esse é o maior patrimônio de uma cidade, por isso nossa gestão sempre irá apoiar iniciativas e parcerias como a de hoje”, afirmou o secretário de Segurança de Guarulhos, João Dárcio.
Com reportagem de Cris Marques
 Cerca de 133 policiais, sendo 80 homens da Guarda Civil Municipal, e 53 da Policia Civil 4° DP(Foto:Cris Marques/SP AGORA)
Cerca de 133 policiais, sendo 80 homens da Guarda Civil Municipal, e 53 da Policia Civil 4° DP(Foto:Cris Marques/SP AGORA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário